A Gestão da Jornada do Viajante
Novo contexto, transformações nos negócios e soluções digitais.
Lançamento: 5 de Abril às 18h00
Venha conferir a palestra de lançamento ao vivo, dia 5 de abril, das 18h às 19h, no Teatro Travel Technology da WTM Latin America, no Expo Center Norte

E-book organizado pela Resorts Brasil e pelo Centro de Estudos de Marketing Digital da FGV-EAESP
Com a participação de grandes especialistas do mercado, o e-book busca promover uma reflexão sobre como podemos (re) pensar o futuro do setor de Turismo no Brasil. Queremos ajudar a transformar o turismo no Brasil e você, leitor, é parte essencial desse movimento! Venha refletir sobre os desafios e transformações de nosso setor.
O e-book é uma iniciativa:

Você já parou para pensar nas transformações que o turismo passou nos últimos tempos?
E que podemos construir juntos o futuro do nosso setor?
Como o e-book está estruturado?
Contexto
Capítulos que provocam reflexões sobre transformações no contexto do turismo brasileiro, geradas principalmente pela tecnologia e pela pandemia da Covid-19.
Elementos Fundamentais
Capítulos que mostram as novas tendências de consumo e comportamento no setor e dão insights de como adaptar práticas e negócios ao contexto atual.
Reflexões e Soluções
Capítulos que trazem soluções concretas para “A Gestão da Jornada do Viajante” dentro do contexto atual, além de cases e exemplos do setor de Turismo.
Seções do e-book
Seção 1: Contexto
O Turismo sob a luz da transformação digital após a pandemia
Roland de Bonadona
Um novo olhar para a gestão
Tricia Neves
Turistech: a oportunidade da inovação aberta no turismo
Eduardo Lorea
Vale a pena correr para chegar atrasado? Considerações sobre educação e formação profissional em turismo
Mariana Aldrigui
Desenvolvimento Sustentável e as Sete Revoluções da Sustentabilidade
Cláudia Pantuffi & Dafne Morais
Qualidade de gestão como fator de competitividade das empresas e fortalecimento do Destino Brasil
Ana Biselli Aidar & Luiz Artur Ledur Brito & Mar Vila
Seção 2: Elementos Fundamentais
Transformação digital na jornada do consumidor de turismo
Patrícia Boaventura & Lilian Carvalho & Eliane Brito
Desafios da Operação Hoteleira da era da hospitalidade digital
Paulo Mélega
O passado e o futuro da distribuição Hoteleira estratégica: a história e o impacto na otimização de receitas
Gabriela Otto
Os novos comportamentos dos viajantes brasileiros
Carolina Sass
Novos produtos para novos comportamentos de consumo em Gastronomia
Marcelo Traldi
O papel do Marketing Digital neste novo contexto
Lilian Carvalho & Felipe Bogéa
Tendências em infraestrutura e serviços hoteleiros no cenário futuro
Juliana Carbonari & Pedro Freire & Ricardo Mader
Gestão biônica de receitas (Pricing & Revenue Management) em Viagens e Turismo
Alberto Guerrini & Eduardo Leone & Lucie Chmelikova & Masao Ukon & Leandro Paez
Seção 3: Reflexões e Soluções
Escuta ativa por meio do Social Listening e Social Analytics: conceitos e exemplo de aplicação em negócios do setor de Turismo
Patricia Azevedo & Beatriz Salles
O novo jeito de fazer Revenue Management
Daniel Feitosa & Mário Mouraz
Do tradicional ao versátil — Como inovar na hotelaria: Swan Generation: um marco evolutivo do ramo hoteleiro brasileiro
Gabriela Schwan Poltronieri
O futuro do seu negócio depende de quem está hospedado nele
Daniela Biedzicki
Compreendendo os resultados das ações junto ao viajante por meio dos indicadores adequados
Erich Casagrande
Hotelaria e golpes no Instagram: Como mitigar os riscos
Alessandro Barreto
A experiência do viajante digital na era da assistência
Clarissa Santiago
A Cultura de Compartilhamento de Dados
Patricia Boo & Steve Hood
Os meios de pagamento como aliados na jornada dos clientes
Fillipi Nobre
Tendências da reputação on-line: Por que as avaliações ainda são importantes?
Maria Ulrich & Michele Martins

Prefácio

Caio Luiz de Carvalho
Prefácio
Professor da EAESP-FGV e Diretor executivo do canal Arte1 (Bandeirantes)

Autores

Roland de Bonadona
O Turismo sob a luz da transformação digital após a pandemia
Diretor do Bonadona Hospitality Consulting

Tricia Neves
Um novo olhar para a gestão
Co-fundadora e sócia da Mapie

Marcelo Traldi Fonseca
Novos comportamentos para novos consumidores em Gastronomia
Professor e pesquisador do Centro Universitário Senac

Alberto Guerrini
Gestão biônica de receitas (Pricing & Revenue Management) em viagens e turismo
Diretor Executivo e Sócio do BCG Milão

Ricardo Mader
Tendências em infraestrutura e serviços hoteleiros no cenário futuro
Managing Director da JLL’s Hotels & Hospitality Group

Paulo Mélega
Desafios da Operação Hoteleira na era da hospitalidade digital
Vice-presidente de Operações da Atrio Hotel Management

Steve Hood
A Cultura de Compartilhamento de Dados
Vice-presidente Sênior de Pesquisa da STR

Mario Mouraz
O novo jeito de fazer Revenue Management
CEO Climber-RMS

Daniel Feitosa
O novo jeito de fazer Revenue Management
Revenue Management Specialist na Climber-RMS

Michele Martins
Qual é a aparência da nova realidade para operações em hotéis?
Pesquisadora e consultora independente

Eduardo Lorea
Turistech: a oportunidade da inovação aberta no turismo
Diretor do Wakalua Brasil

Mariana Aldrigui
Vale a pena correr para chegar atrasado? Considerações sobre educação e formação profissional em turismo
Professora na USP

Mar Vila
Práticas de gestão como fonte de desempenho superior
Diretora do Departamento de Economia, Finanças e Contabilidade da Esade

Lucie Chmelikova
Gestão biônica de receitas (Pricing & Revenue Management) em viagens e turismo
Expert Sênior do BCG Milão

Masao Ukon
Gestão biônica de receitas (Pricing & Revenue Management) em viagens e turismo
Sócio Sênior e Diretor do BCG São Paulo

Eduardo Leone
Gestão biônica de receitas (Pricing & Revenue Management) em viagens e turismo
Sócio e Diretor do BCG São Paulo

Leandro Paez
Gestão biônica de receitas (Pricing & Revenue Management) em viagens e turismo
Sócio do BCG São Paulo

Fillipi Nobre
Os meios de pagamento como aliados na jornada dos clientes
Superintendente de Desenvolvimento de Negócios

Gabriela Schwan
Do tradicional ao versátil – Como inovar na hotelaria: Swan Generation: um marco evolutivo do ramo hoteleiro brasileiro
CEO da rede Swan Hotéis Brasilo e CEO e fundadora da Swan Portugal Collection

Maria Ulrich
Qual é a aparência da nova realidade para operações em hotéis?
Diretora de Vendas da ReviewPro para o Brasil

Claudia Pantuffi
Desenvolvimento Sustentável e as Sete Revoluções da Sustentabilidade: um olhar para o setor de Turismo
Professora no Centro Universitário Senac

Ana Biselli Aidar
Práticas de gestão como fonte de desempenho superior
Presidente Executiva da Resorts Brasil

Eliane Brito
Transformação digital na jornada do consumidor de turismo
Coordenadora do CEMD FGV EAESP

Patrícia Boaventura
Transformação digital na jornada do consumidor de turismo
Gerente Administrativa e professora da FGV – EAESP

Lilian Carvalho
O papel do Marketing Digital no novo contexto do setor de Turismo | Transformação digital na jornada do consumidor de turismo
Coordenadora do CEMD FGV

Gabriela Otto
O passado e o futuro da distribuição Hoteleira estratégica: a história e o impacto na otimização de receitas
CEO da GO Consultoria e Presidenta da HSMAI Brasil

Felipe Bogéa
O papel do Marketing Digital no novo contexto do setor de Turismo
Sócio da F2F Digital

Augusto Rocha
O futuro do seu negócio depende de quem está hospedado nele
Vice-presidente de Vendas e Marketing na Pmweb

Daniela Biedzicki
O futuro do seu negócio depende de quem está hospedado nele
Analista de Marketing na Pmweb

Patricia Boo
A Cultura de Compartilhamento de Dados
Diretora Regional da STR

Dafne Morais
Desenvolvimento Sustentável e as Sete Revoluções da Sustentabilidade: um olhar para o setor de Turismo
Professora no Centro Universitário FEI

Luiz Artur Ledur Brito
Práticas de gestão como fonte de desempenho superior
Professor do departamento de Operações da FGV – EAESP

Juliana Carbonari
Tendências em infraestrutura e serviços hoteleiros no cenário futuro
Vice-Presidente da JLL’s Hotels & Hospitality Group

Pedro Freire
Tendências em infraestrutura e serviços hoteleiros no cenário futuro
Diretor, Valuation and Advisory Services na JLL’s Hotels & Hospitality Group

Carolina Haro
Os novos comportamentos dos viajantes brasileiros
Fundadora e sócia-diretora da Mapie

Patricia Azevedo
Escuta ativa por meio do Social Listening e Social Analytics: conceitos e exemplo de aplicação em negócios do setor de Turismo
Marketing Insights na Stilingue

Beatriz Salles
Escuta ativa por meio do Social Listening e Social Analytics: conceitos e exemplo de aplicação em negócios do setor de Turismo
Marketing Insights na Stilingue

Erich Casagrande
Compreendendo os resultados das ações junto ao viajante por meio dos indicadores adequados
Marketing Manager Lead Brasil na Semrush

Alessandro Barreto
Hotelaria e Golpes no Instagram: Como mitigar os riscos
Delegado de Polícia Civil

Marcelo Picka Van Roey
Reflexão Final
Managing Director do Grande Hotel Escola São Pedro e Grande Hotel Escola Campos do Jordão e Presidente do Conselho da Resorts Brasil
O e-book é uma iniciativa:
