A Gestão da Jornada do Viajante

Novo contexto, transformações nos negócios e soluções digitais.

Lançamento: 5 de Abril às 18h00

Venha conferir a palestra de lançamento ao vivo, dia 5 de abril, das 18h às 19h, no Teatro Travel Technology da WTM Latin America, no Expo Center Norte

E-book organizado pela Resorts Brasil e pelo Centro de Estudos de Marketing Digital da FGV-EAESP

Com a participação de grandes especialistas do mercado, o e-book busca promover uma reflexão sobre como podemos (re) pensar o futuro do setor de Turismo no Brasil. Queremos ajudar a transformar o turismo no Brasil e você, leitor, é parte essencial desse movimento! Venha refletir sobre os desafios e transformações de nosso setor.

O e-book é uma iniciativa:

Você já parou para pensar nas transformações que o turismo passou nos últimos tempos?

E que podemos construir juntos o futuro do nosso setor?

Como o e-book está estruturado?

Contexto

Capítulos que provocam reflexões sobre transformações no contexto do turismo brasileiro, geradas principalmente pela tecnologia e pela pandemia da Covid-19.

Elementos Fundamentais

Capítulos que mostram as novas tendências de consumo e comportamento no setor e dão insights de como adaptar práticas e negócios ao contexto atual.

Reflexões e Soluções

Capítulos que trazem soluções concretas para “A Gestão da Jornada do Viajante” dentro do contexto atual, além de cases e exemplos do setor de Turismo.

Seções do e-book

Seção 1: Contexto

O Turismo sob a luz da transformação digital após a pandemia
Roland de Bonadona

Um novo olhar para a gestão
Tricia Neves

Turistech: a oportunidade da inovação aberta no turismo
Eduardo Lorea

Vale a pena correr para chegar atrasado? Considerações sobre educação e formação profissional em turismo
Mariana Aldrigui

Desenvolvimento Sustentável e as Sete Revoluções da Sustentabilidade
Cláudia Pantuffi & Dafne Morais

Qualidade de gestão como fator de competitividade das empresas e fortalecimento do Destino Brasil
Ana Biselli Aidar & Luiz Artur Ledur Brito & Mar Vila

Seção 2: Elementos Fundamentais

Transformação digital na jornada do consumidor de turismo
Patrícia Boaventura & Lilian Carvalho & Eliane Brito

Desafios da Operação Hoteleira da era da hospitalidade digital
Paulo Mélega

O passado e o futuro da distribuição Hoteleira estratégica: a história e o impacto na otimização de receitas
Gabriela Otto

Os novos comportamentos dos viajantes brasileiros
Carolina Sass

Novos produtos para novos comportamentos de consumo em Gastronomia
Marcelo Traldi

O papel do Marketing Digital neste novo contexto
Lilian Carvalho & Felipe Bogéa

Tendências em infraestrutura e serviços hoteleiros no cenário futuro
Juliana Carbonari & Pedro Freire & Ricardo Mader

Gestão biônica de receitas (Pricing & Revenue Management) em Viagens e Turismo
Alberto Guerrini & Eduardo Leone & Lucie Chmelikova & Masao Ukon & Leandro Paez

Seção 3: Reflexões e Soluções

Escuta ativa por meio do Social Listening e Social Analytics: conceitos e exemplo de aplicação em negócios do setor de Turismo
Patricia Azevedo & Beatriz Salles

O novo jeito de fazer Revenue Management
Daniel Feitosa & Mário Mouraz

Do tradicional ao versátil — Como inovar na hotelaria: Swan Generation: um marco evolutivo do ramo hoteleiro brasileiro
Gabriela Schwan Poltronieri

O futuro do seu negócio depende de quem está hospedado nele
Daniela Biedzicki

Compreendendo os resultados das ações junto ao viajante por meio dos indicadores adequados
Erich Casagrande

Hotelaria e golpes no Instagram: Como mitigar os riscos
Alessandro Barreto

A experiência do viajante digital na era da assistência
Clarissa Santiago

A Cultura de Compartilhamento de Dados
Patricia Boo & Steve Hood

Os meios de pagamento como aliados na jornada dos clientes
Fillipi Nobre

Tendências da reputação on-line: Por que as avaliações ainda são importantes?
Maria Ulrich & Michele Martins

Prefácio

Caio Luiz de Carvalho

Caio Luiz de Carvalho

Prefácio

Professor da EAESP-FGV e Diretor executivo do canal Arte1 (Bandeirantes)

Autores

Roland de Bonadona

Roland de Bonadona

O Turismo sob a luz da transformação digital após a pandemia

Diretor do Bonadona Hospitality Consulting

Tricia Neves

Tricia Neves

Um novo olhar para a gestão

Co-fundadora e sócia da Mapie

Marcelo Traldi Fonseca

Marcelo Traldi Fonseca

Novos comportamentos para novos consumidores em Gastronomia

Professor e pesquisador do Centro Universitário Senac

Alberto Guerrini

Alberto Guerrini

Gestão biônica de receitas (Pricing & Revenue Management) em viagens e turismo

Diretor Executivo e Sócio do BCG Milão

Ricardo Mader

Ricardo Mader

Tendências em infraestrutura e serviços hoteleiros no cenário futuro

Managing Director da JLL’s Hotels & Hospitality Group

Paulo Mélega

Paulo Mélega

Desafios da Operação Hoteleira na era da hospitalidade digital

Vice-presidente de Operações da Atrio Hotel Management

Steve Hood

Steve Hood

A Cultura de Compartilhamento de Dados

Vice-presidente Sênior de Pesquisa da STR

Mario Mouraz

Mario Mouraz

O novo jeito de fazer Revenue Management

CEO Climber-RMS

Daniel Feitosa

Daniel Feitosa

O novo jeito de fazer Revenue Management

Revenue Management Specialist na Climber-RMS

Michele Martins

Michele Martins

Qual é a aparência da nova realidade para operações em hotéis?

Pesquisadora e consultora independente

Eduardo Lorea

Eduardo Lorea

Turistech: a oportunidade da inovação aberta no turismo

Diretor do Wakalua Brasil

Mariana Aldrigui

Mariana Aldrigui

Vale a pena correr para chegar atrasado? Considerações sobre educação e formação profissional em turismo

Professora na USP

Mar Vila

Mar Vila

Práticas de gestão como fonte de desempenho superior

Diretora do Departamento de Economia, Finanças e Contabilidade da Esade

Lucie Chmelikova

Lucie Chmelikova

Gestão biônica de receitas (Pricing & Revenue Management) em viagens e turismo

Expert Sênior do BCG Milão

Masao Ukon

Masao Ukon

Gestão biônica de receitas (Pricing & Revenue Management) em viagens e turismo

Sócio Sênior e Diretor do BCG São Paulo

Eduardo Leone

Eduardo Leone

Gestão biônica de receitas (Pricing & Revenue Management) em viagens e turismo

Sócio e Diretor do BCG São Paulo

Leandro Paez

Leandro Paez

Gestão biônica de receitas (Pricing & Revenue Management) em viagens e turismo

Sócio do BCG São Paulo

Fillipi Nobre

Fillipi Nobre

Os meios de pagamento como aliados na jornada dos clientes

Superintendente de Desenvolvimento de Negócios

Gabriela Schwan

Gabriela Schwan

Do tradicional ao versátil – Como inovar na hotelaria: Swan Generation: um marco evolutivo do ramo hoteleiro brasileiro

CEO da rede Swan Hotéis Brasilo e CEO e fundadora da Swan Portugal Collection

Maria Ulrich

Maria Ulrich

Qual é a aparência da nova realidade para operações em hotéis?

Diretora de Vendas da ReviewPro para o Brasil

Claudia Pantuffi

Claudia Pantuffi

Desenvolvimento Sustentável e as Sete Revoluções da Sustentabilidade: um olhar para o setor de Turismo

Professora no Centro Universitário Senac

Ana Biselli Aidar

Ana Biselli Aidar

Práticas de gestão como fonte de desempenho superior

Presidente Executiva da Resorts Brasil

Eliane Brito

Eliane Brito

Transformação digital na jornada do consumidor de turismo

Coordenadora do CEMD FGV EAESP

Patrícia Boaventura

Patrícia Boaventura

Transformação digital na jornada do consumidor de turismo

Gerente Administrativa e professora da FGV – EAESP

Lilian Carvalho

Lilian Carvalho

O papel do Marketing Digital no novo contexto do setor de Turismo | Transformação digital na jornada do consumidor de turismo

Coordenadora do CEMD FGV

Gabriela Otto

Gabriela Otto

O passado e o futuro da distribuição Hoteleira estratégica: a história e o impacto na otimização de receitas

CEO da GO Consultoria e Presidenta da HSMAI Brasil

Felipe Bogéa

Felipe Bogéa

O papel do Marketing Digital no novo contexto do setor de Turismo

Sócio da F2F Digital

Augusto Rocha

Augusto Rocha

O futuro do seu negócio depende de quem está hospedado nele

Vice-presidente de Vendas e Marketing na Pmweb

Daniela Biedzicki

Daniela Biedzicki

O futuro do seu negócio depende de quem está hospedado nele

Analista de Marketing na Pmweb

Patricia Boo

Patricia Boo

A Cultura de Compartilhamento de Dados

Diretora Regional da STR

Dafne Morais

Dafne Morais

Desenvolvimento Sustentável e as Sete Revoluções da Sustentabilidade: um olhar para o setor de Turismo

Professora no Centro Universitário FEI

Luiz Artur Ledur Brito

Luiz Artur Ledur Brito

Práticas de gestão como fonte de desempenho superior

Professor do departamento de Operações da FGV – EAESP

Juliana Carbonari

Juliana Carbonari

Tendências em infraestrutura e serviços hoteleiros no cenário futuro

Vice-Presidente da JLL’s Hotels & Hospitality Group

Pedro Freire

Pedro Freire

Tendências em infraestrutura e serviços hoteleiros no cenário futuro

Diretor, Valuation and Advisory Services na JLL’s Hotels & Hospitality Group

Carolina Haro

Carolina Haro

Os novos comportamentos dos viajantes brasileiros

Fundadora e sócia-diretora da Mapie

Patricia Azevedo

Patricia Azevedo

Escuta ativa por meio do Social Listening e Social Analytics: conceitos e exemplo de aplicação em negócios do setor de Turismo

Marketing Insights na Stilingue

Beatriz Salles

Beatriz Salles

Escuta ativa por meio do Social Listening e Social Analytics: conceitos e exemplo de aplicação em negócios do setor de Turismo

Marketing Insights na Stilingue

Erich Casagrande

Erich Casagrande

Compreendendo os resultados das ações junto ao viajante por meio dos indicadores adequados

Marketing Manager Lead Brasil na Semrush

Alessandro Barreto

Alessandro Barreto

Hotelaria e Golpes no Instagram: Como mitigar os riscos

Delegado de Polícia Civil

Marcelo Picka Van Roey

Marcelo Picka Van Roey

Reflexão Final

Managing Director do Grande Hotel Escola São Pedro e Grande Hotel Escola Campos do Jordão e Presidente do Conselho da Resorts Brasil

O e-book é uma iniciativa: